Por se tratarem de veículos com design e propósito diferente dos carros de passeio, os caminhões possuem peças e sistemas próprios completamente diferentes. Uma dessas diferenças se encontra nas peças do sistema de suspensão de caminhões, que é planejada para aguentar a carga que o veículo irá transportar por grandes trajetos e por estradas, às vezes, não muito adequadas para o tráfego de veículos.
Nos veículos pesados como os ônibus e os caminhões, o sistema de suspensão é composto por um feixe de molas semielípticas que são chamadas de lâminas, elas se esticam quando algum impacto no solo afeta o veículo, absorvendo o impacto e permitindo que o motorista siga o seu caminho evitando danos que fariam a carga atrasar.
Uma manutenção adequada no sistema de suspensão de caminhões é recomendada com uma frequência maior que as dos carros de passeios convencionais por conta do alto desgaste que elas sofrem e para manter o veículo sempre seguro, por conta da quantidade de peso que é transportada todos os dias nas diferentes viagens.
SUSPENSÃO A AR
Veículos pesados possuem um tipo diferente de suspensão que está sendo empregado aos poucos nos modelos mais modernos. Diferente da suspensão padrão de molas que possui um rebound depois do impacto ser absorvido e a necessidade da peça de voltar ao seu estado original, porém, os modelos com suspensão a ar define sua rigidez conforme a necessidade.
Uma grande vantagem desse sistema de suspensão de caminhões se dá na falta de necessidade de lubrificar as molas e a facilidade em ajustes na posição das rodas e fornece ao veículo um maior controle de estabilidade.
Porém, esse sistema de suspensão de caminhões possui uma grande desvantagem, na forma que eles são feitos sob medida para cada modelo e não consegue tolerar sobrepesos tão bem quanto o sistema de suspensão de caminhões convencional à base de molas.
No geral, o sistema de suspensão de caminhões a ar fornece uma maior segurança para o motorista em troca de uma manutenção mais complicada e a necessidade de controlar melhor o peso de toda a carga transportada.
A suspensão a ar está sendo muito utilizada por conta do aumento de transporte de materiais sensíveis ou que podem se danificar com os impactos do solo, como instrumentos musicais, itens de tecnologia (computadores, celulares e tablets) e alimentos.