Uma nova modalidade que surgiu recentemente e vem ganhando muito espaço no Brasil é a de carros de assinatura. Mas como funcionam os carros por assinatura, bem, o conceito é simples você paga uma quantia mensal para uma locadora ou para a própria concessionária/montadora e você tem direito a um carro e uma x quantidade de km para rodar todo mês, normalmente 1000 km, quantias acima disso serão cobradas como extras. O seu benefício é que não é necessário fazer nenhuma manutenção, tudo isso será cuidado pela empresa e também não será necessário pagar nenhum IPVA ou qualquer tipo de seguro, livrando de uma burocracia comum que acontece em modelos convencionais de compras de carro. 

O principal benefício além de diminuir a burocracia necessária como o IPVA e a contratação e renovação de seguro automotivo, o custo também é beneficial. Um bom exemplo de como funcionam carros por assinatura pode ser visto pelos modelos da Nissan, que oferece uma assinatura para o Nissan Kicks Active CVT por cerca de R$2549 mensais por um período de 36 meses, permitindo você rodar até cerca de 1000 km por mês sem pagamentos adicionais. Enquanto esse valor pode parecer alto, o mesmo modelo sem nenhuma customização chega a custar R$110 mil em sua forma 0km, existindo aí uma economia de quase 20 mil reais ao longo de três anos comparado com ter comprado o carro em sua forma 0km, porém, como você não é dono do carro que está alugando, não terá o benefício de usar o mesmo como entrada caso queira trocar de veículo no futuro.

E OS NÚMEROS NO BRASIL?

Quase todas as montadoras que operam em território nacional já entenderam o método de como funciona carros por assinatura e já oferecem seus próprios modelos para isso, porém a quantidade de modelos é limitada. Mas quem realmente se beneficiou com esse novo modelo foram as locadoras de carros.

Levantamentos da ABLA (Associação Brasileira de Locadora de Automóveis) indicaram que o número de carros por assinatura atualmente no Brasil passa dos 100 mil veículos registrados, porém, é claro, não chega perto da quantidade de automóveis vendidos no mesmo período. No entanto, empresas como a Porto Seguro e a Movida chegaram a ter aumentos expressivos na sua receita, com aumentos de 76% e 40% respectivamente. Esse modelo como funciona carros por assinatura é muito útil no curto prazo e com o aumento expressivo do preço de veículos 0 km nas concessionárias, visto que o dinheiro gasto inicialmente pode ser reinvestido e gerar mais do que somente aplicado ao carro.

Porém, o serviço ainda está muito concentrado nas grandes capitais, e principalmente em São Paulo, em que residem quase 60% de todos os assinantes do país.

Os números mostram que existe sim um crescimento da modalidade no Brasil e que ao longo prazo ela pode se mostrar vantajosa principalmente para quem busca investir, mas como será que a forma que funcionam carros por assinatura irá impactar o hábito de compra do brasileiro ao longo dos próximos anos? Resta esperar para ver os resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *