Em todo o mundo, o interesse por veículos elétricos tem crescido de forma constante nos últimos anos. No primeiro quadrimestre de 2022, as vendas de carros elétricos cresceram 78% no Brasil – foram quase 13 mil unidades comercializadas no período, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico.
Esse movimento é impulsionado pelas vantagens desse tipo de automóvel, que é menos poluente e mais eficiente que os modelos tradicionais. No entanto, os preços praticados no mercado ainda acabam assustando muita gente.
Uma boa opção para quem pensa em fazer esse investimento é recorrer ao financiamento de carro elétrico. Neste artigo, vamos explicar como essa opção funciona. Acompanhe!
Afinal, é possível fazer um financiamento de carro elétrico?
Sim! Assim como os modelos de veículos tradicionais, os carros elétricos também podem ser financiados.
Já é possível encontrar opções de financiamento de carro elétrico em diversos bancos no Brasil. As condições variam de acordo com as políticas de cada instituição financeira. Em geral, é possível financiar até 100% do valor do automóvel, com parcelamento que pode variar de 2 a 60 meses (5 anos).
O financiamento é uma das modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros para adquirir automóveis, pois facilita o acesso ao bem, já que você não precisa ter o montante total em mãos na hora de fazer a compra.
Basicamente, o banco ou instituição financeira cede o veículo e o cliente paga o valor negociado em parcelas mensais.
Como financiar um carro elétrico no Brasil?
O financiamento de carro elétrico funciona de forma muito parecida ao financiamento de um veículo tradicional. O crédito é concedido por uma instituição financeira a uma pessoa que deseja adquirir um veículo novo, seminovo ou usado, e o cliente faz o pagamento de parcelas mensais para quitar a dívida.
É possível optar por um contrato de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) ou de leasing. No primeiro caso, o cliente já obtém a posse do automóvel, mas não pode vendê-lo antes de todas as prestações serem quitadas.
Já no leasing, o bem fica registrado em nome da instituição financeira até o término do pagamento das parcelas.
Para fazer um financiamento de carro elétrico, é preciso cumprir alguns requisitos, como:
– Ter o nome limpo;
– Ter 20 anos ou mais;
– Comprovar a renda;
– Ter um bom score de crédito.
Em geral, os bancos e instituições financeiras exigem alguns documentos para conceder o financiamento, entre eles:
– RG;
– CPF;
– Comprovante de estado civil;
– Comprovante de endereço;
– Comprovante de rendimentos (holerite ou extratos bancários).
Com base nos dados dos clientes, o banco realiza uma análise de crédito e decide pela concessão do financiamento.
E aí, vale a pena tentar um financiamento para o tão sonhado carro elétrico?