Mais do que nunca os carros elétricos estão se mostrando uma realidade no mercado e na indústria automotiva. Cada vez mais veículos estão sendo disponibilizados para os consumidores e uma quantidade crescente de montadoras querendo uma fatia desse mercado. Enquanto eles possuem claros benefícios ambientais, ainda existem muitas dúvidas sobre como a manutenção funciona e as especializações técnicas necessárias para atuar com carros elétricos.
Uma das principais vantagens quando falamos sobre como a manutenção de carros elétricos funciona é o fato de que o motor possui apenas uma peça móvel, diferente dos carros de combustão, ou seja, ele é menos propenso a dar qualquer tipo de defeito quando comparado com os carros convencionais. Isso gera uma economia geral quanto ao custo de manutenção, porém, o motor enquanto um dos componentes mais importantes do carro não é o único, outras áreas do veículo, como: suspensão, direção e freios ainda precisarão de manutenção preventiva e de uma troca regular de peças por conta do seu desgaste conforme o uso natural do veículo.
Porém, coisas como troca de óleo e outros fluídos do motor vão se tornar coisas do passado, já que isso não se é necessário para o funcionamento dos carros elétricos, um porém que existe ainda sobre a sua manutenção em carros elétricos se dá na bateria do veículo, que dura cerca de 8 anos e não pode ser trocada com facilidade, pois precisa ser instalada corretamente e tem custo elevado – chegando a custar quase a metade do preço do veículo.
E AS OFICINAS?
As oficinas e os mecânicos terão que se adaptar e especializar para poderem realizar a manutenção em carros elétricos. Por conta da imensa quantidade de correntes elétricas que são passadas por toda a estrutura do carro, chegou o fim da manutenção informal ou até mesmo de mexer no carro sozinho na garagem. Equipamentos especiais são necessários para a operação no carro, um exemplo disso são luvas que suportam correntes elétricas de até 1000V e isolamento de pessoas não equipadas com equipamentos de segurança perto do veículo quando ele está em manutenção, além disso, certas montadoras possuem peças especiais que utilizam de um código de identificação e só podem ser obtidas com a autorização das mesmas.
Por conta de todo o equipamento necessário para a manutenção de carros elétricos, ainda temos poucas oficinas realizando procedimentos nesse tipo de carro, com grande parte das pessoas realizando as revisões e trocas de peças nas próprias concessionárias.
Escolas técnicas, como o SENAI, já possuem cursos para quem busca se especializar na manutenção de carros elétricos, focando principalmente na parte de segurança e na manutenção segura de um veículo com tantas partes e componentes novos.