Com o aumento da tecnologia embarcada nos veículos devido à preferência das montadoras pela venda de modelos mais caros, a função de piloto automático está se tornando cada vez mais popular. Carros que oferecem essa opção ajudam a descansar e aliviar a tensão da direção em diferentes momentos do deslocamento.
Quem já encarou uma viagem longa de carro sabe o quanto pode ser cansativo manusear o acelerador para manter uma velocidade constante na pista. Como solução, diferentes marcas lançaram opções de piloto automático.
O que é piloto automático automotivo?
Essa funcionalidade, também chamada de controlador de velocidade de cruzeiro (cruise control, speed control ou autocruise), é um modo de manter uma velocidade predeterminada no veículo sem a necessidade de pisar nos pedais.
As primeiras opções de piloto automático exigiam que o motorista atingisse a velocidade desejada e depois ligasse o serviço, que poderia ser acionado por um botão ou uma alavanca perto do volante. O veículo, então, mantinha a velocidade, independentemente de aclives ou declives na pista.
Hoje, o desligamento do piloto automático varia de acordo com o modelo e a marca do veículo, mas, em geral, é preciso pisar firme no acelerador ou no freio para desativar o cruise control. Em carros de transmissão manual, normalmente é necessário pisar fundo na embreagem.
Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível definir a velocidade desejada para a viagem manualmente. Entre as vantagens do uso do controle de velocidade de cruzeiro estão a possibilidade de o motorista poder relaxar em longas viagens, não levar multas por excesso de velocidade e ainda evitar acidentes. Além disso, o sistema otimiza a viagem, ajudando a economizar combustível.