É evidente que a pandemia da Covid-19 afetou diversos setores da economia brasileira, incluindo a área automotiva. Os últimos dois anos trouxeram mudanças no comportamento do consumidor, influenciado pelas necessidades da pandemia, e geraram escassez de insumos para a produção de veículos no mundo inteiro.
O ano de 2022 ainda promete muitas influências na economia brasileira. No cenário externo, a guerra entre a Rússia e Ucrânia envolve problemas na logística e no acesso a combustíveis fósseis, essenciais para o setor automotivo. Já no cenário interno, além dos índices de inflação que vêm subindo, o Brasil também passa por um processo eleitoral.
A partir disso, foram traçadas algumas tendências para o setor automotivo no decorrer deste ano.
Confira agora!
Informação para o consumidor
Além de enfrentar as mudanças em relação aos protocolos de distanciamento social, o consumidor vem se acostumando nos últimos anos a realizar compras de forma totalmente digital. A falta de insumos fez os preços dispararem e a espera pelos veículos se arrastar por meses. Todo esse contexto causou uma mudança drástica no que os consumidores esperam de uma negociação.
Acontecendo de forma digital, a jornada de compra de um carro hoje está mais demorada e mais distante do consumidor. Dessa forma, entende-se que seja necessário informar cada vez mais o consumidor sobre todas as etapas da negociação. A partir de informações transparentes sobre o preço do carro, a taxa de financiamento e como funciona a simulação de compra com esse financiamento, por exemplo.
Aluguel por períodos curtos
Desde o início da pandemia, os trabalhos híbridos ou home-office se tornaram comuns e permanecem acontecendo ainda hoje. A partir disso, as pessoas e empresas passaram a utilizar cada vez menos seus carros durante o dia e perceberam que o aluguel de veículos ou o uso de modelos particulares valeria mais a pena.
O aluguel de carros por períodos mais curtos é algo que se tornou comum no exterior nesses últimos anos. De forma totalmente online, o usuário se cadastra por meio de um app, que funciona praticamente como um aluguel de bicicletas online, pelo qual você adiciona a região e o período de tempo que vai utilizar. No Brasil, essa modalidade começa a ganhar força, principalmente pelos altos custos e pelo fato dos consumidores terem percebido que vale mais a pena.
Alta em financiamentos e carros usados
Assim como foi nos anos anteriores, os veículos usados e a procura por financiamentos devem continuar como uma tendência neste ano. Os consumidores também enxergam essas alternativas como as melhores economicamente.
Como os problemas na produção afetam o mundo inteiro, as tendências de uma normalização contínua apontam para após o segundo trimestre de 2022. Dessa forma, as vendas e financiamentos de carros usados seguem em alta.