Todos os anos, as diferentes montadoras de automóveis no Brasil atualizam e lançam novos modelos. E dentro desses lançamentos, alguns modelos ficam tão populares no mercado brasileiro que passam a receber atualizações por décadas, ajudando o carro a se manter relevante para novos consumidores que buscam o seu novo automóvel. Modelos populares, como o Gol e o Ford Ka, são exemplos de veículos que receberam diversas atualizações durantes os anos, mas que infelizmente não estão sendo mais fabricados por diversos motivos, abaixo separamos cinco carros que deixaram de ser fabricados no Brasil e possíveis motivos que levaram a isso:

5 – FORD KA

Lançado em 1996 no Brasil, o Ford Ka viveu bons 25 anos de produção nas fábricas da Ford, porém, com a decisão da empresa de parar de produzir carros em território nacional, infelizmente o Ford Ka saiu de linha.

Com o seu design compacto, o veículo sempre fez muito sucesso no Brasil, principalmente para quem buscava comprar o seu primeiro carro ou um veículo para o trabalho. A partir de 2007, 11 anos depois de seu lançamento original, ele recebeu a sua primeira atualização grande em design, mas sem perder o nome, contando com versões de 4 portas.

4 – FIAT UNO

Desde 1984 em fabricação no Brasil, a linha Uno chegou ao fim em 2021. O clássico carro brasileiro contava com duas portas e foi o primeiro veículo de muitos motoristas experientes. Famoso pelo seu modelo quadrado, e mais tarde com uma atualização um pouco mais redonda, o Fiat Uno saiu de linha principalmente pela decisão da montadora de focar em veículos com mais tecnologia, como seus novos compactos o Mobi e o elétrico 500e.

3 – RENAULT SANDERO

Um pouco mais novo, ele começou a ser fabricado em 2007 no Brasil e nos deixa agora no ano de 2022. Por muitos anos um dos modelos mais populares da montadora alemã ao lado do Logan, um dos principais motivos que levaram o Sandero a sair de linha foi o sucesso do modelo Stepway – que ainda que seja praticamente uma versão atualizada do anterior, adota um diferente nome.

2 – HONDA FIT

A montadora japonesa fez sucesso com seus modelos assim que chegou no Brasil, e um desses foi justamente o Fit. Lançado em 2003, o Honda Fit sai de linha por conta de novas regulamentações ambientais, visto que o seu motor não se adequa a essas novas regras.

Porém, o modelo já tem um substituto que servirá na mesma categoria para a Honda, sendo ele o City Hatch, focando em mais tecnologia e segurança.

1 – CHEVROLET CELTA

O Celta foi por muitos anos o principal modelo da montadora americana para concorrer com o Uno e o Ka no Brasil, porém, em 2015 o seu fim foi anunciado. Fabricado durante 15 anos em território nacional, ele vendeu mais de 1.5 milhão de unidades ao longo do anos e serviu de base para diversos modelos, como o Prisma – que também já saiu de produção, sendo atualmente substituído pelo Ônix, principal carro-chefe da marca no mercado brasileiro.