As estradas e ruas brasileiras são cheias de desafios até para os motoristas mais experientes, com inúmeros problemas de asfalto, como buracos e lombadas -ou quebra-molas, por todos os lugares, dirigir no Brasil requer atenção redobrada em todo momento, isso que não falamos nem das ruas de paralelepípedos e as estradas de terra que ainda encontramos em vários lugares. Esse tipo de terreno pode ser prejudicial para o seu carro se o cuidado correto não for tomado e impacta diretamente na engenharia necessária para trazer um carro para o mercado nacional, mas afinal de contas, como buracos e lombadas podem prejudicar o seu carro no dia a dia?

BURACOS SÃO UM RISCO

Quase todo motorista brasileiro já passou por um buraco que prejudicou o seu carro, ou pelo menos conhece AQUELE buraco no seu caminho diário que é o objeto de um cuidado redobrado. 

Dependendo do tamanho do buraco, ele pode engolir a roda ao ponto que um trabalho de guincho seja necessário para soltar o carro, porém, buracos menores e mais comuns no asfalto brasileiro são os que mais costumam causar prejuízo ao carro. 

O principal prejuízo está no sistema de suspensão, que sem uma manutenção adequada pode causar problemas, já que é ele quem absorve o impacto de buracos que causam prejuízo ao carro. A absorção de impacto é o motivo que boa parte das peças dessa área do carro usam borracha, uma matéria prima maleável e que quando de boa qualidade irá resistir a boa parte dos impactos mais profundos sem causar danos posteriores ao veículos. O pneu acaba por auxiliar segurando esse impacto também.

LOMBADAS, INVENÇÃO INGLESA E PROBLEMA BRASILEIRO

Inventadas na Inglaterra, as lombadas acabaram se tornando um problema crescente em praticamente todas as cidades brasileiras. Criadas com o intuito de servir como um obstáculo que causa a diminuição da velocidade dos veículos, ela acaba sendo usada em excesso. A falta de regulamentação em sua dimensão as torna um risco prejudicial ao carro.

Com a diminuição de velocidade e aceleração necessárias para entrar e sair de uma lombada, o motor do carro acaba fazendo mais força e gastando mais combustível do que se ela não existisse, claro, o gasto é quase nulo mas ao longo dos anos se torna considerável. 

Além disso, com uma má sinalização, as lombadas causam um prejuízo principalmente à suspensão dos carros, que absorvem boa parte do impacto das subidas e descidas constantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *