O sistema de suspensão do carro ainda é algo que trás muitas dúvidas para boa parte dos motoristas, como saber se a suspensão ainda está em um bom estado ou quais peças da suspensão é necessário trocar são questões recorrentes quanto à essa parte automotiva. Enquanto ninguém gosta de ter que realizar uma manutenção sem a necessidade prévia, é também necessário verificar regularmente o estado dos amortecedores e dos outros itens que compõem a suspensão do carro, pois dependendo das ruas e do tipo de carro que você dirige, eles não irão se desgastar da mesma maneira que outros veículos. 

QUAIS OS RISCOS DE UMA SUSPENSÃO COM PROBLEMAS

A suspensão serve para garantir conforto, estabilidade e controle ao seu veículo, em caso de problemas nela, você irá começar a notar uma perda do controle das rodas principalmente nas curvas, o que pode ocasionar acidentes graves, porém o mais fácil de se notar em uma suspensão que precisa ser trocada é um aumento nos solavancos quando se passa por buracos ou até mesmo ruas de paralelepípedos, o que diminui o conforto enquanto se dirige. 

O QUE TROCAR NA SUSPENSÃO

Essa área automotiva é muito ligada entre si, com todas as peças fazendo parte de um mesmo conjunto que trabalha para a sua segurança, porém, quando a suspensão começa a apresentar qualquer problema não é necessário trocar todas as peças da suspensão que compõem esse conjunto. O que trocar na suspensão serão justamente as peças que sofrem um maior tipo de desgaste por absorverem o impacto, como as de metal borracha, como o amortecedor, as buchas e os coxins. 

O desgaste no amortecedor e em outras peças do conjunto irão acontecer de forma natural e eventualmente será necessário a troca, com a frequência sendo ditada pelo tipo de terreno que o seu carro transita. Por causa dessa necessidade de uma eventual troca da suspensão, é recomendável que você utilize kits automotivos que são disponibilizados pelos fabricantes.

O benefício dos kits automotivos se encontra no fato que você poderá trocar todas as peças que possuem desgaste de uma só vez, evitando assim idas recorrentes à mecânicas e oficinas e problemas de compatibilidade em trocas futuras, evitando assim dores de cabeças que você pode vir a passar.

COMO REALIZAR A TROCA DA SUSPENSÃO

Por essa ser uma área muito sensível do carro, e necessitar de acesso à parte inferior do veículo, é altamente recomendável que você procure um profissional capacitado para trocar a suspensão do seu veículo, trocas de suspensão em casa podem ocasionar problemas de segurança e acidentes. O profissional também terá todas as ferramentas necessárias para trocar a suspensão do carro, além de conseguir indicar as partes certas para evitar problemas de compatibilidade na suspensão automotiva e problemas que podem ocorrer quando peças da suspensão são mal instaladas, como o desgaste do amortecedor ou da bucha, o que pode ocasionar futuras dores de cabeça que poderiam ser facilmente evitadas.